Montalegre,Sexta 13-Padre Fontes(Portugal)


Sexta 13/Noite das Bruxas – Abril
Está iniciada a contagem decrescente para a segunda "Sexta 13 - Noite das Bruxas" deste ano que terá como título "Os Errantes". Daqui a poucos dias volta a fazer-se história em Montalegre, com mais um evento que promete atrair, à capital do imaginário, milhares de pessoas. A animação, a cargo do padre Fontes, com a presença dos Troula Animación e Bruxo Queiman, promete surpreender a multidão com espetáculos pirotécnicos, números de acrobacia, exorcismo, precursão, manobras de fogo e a sempre aguardada "queimada do padre Fontes". Recorde-se que num raio de 30 quilómetros a restauração já se encontra esgotada e que são esperadas perto de 40 mil pessoas na vila barrosã.



É já esta sexta-feira que se realiza a segunda "Sexta 13 - Noite das Bruxas" deste ano em Montalegre que terá como título "Os Errantes". Tudo reunido em volta de mais um evento que promete atrair, à capital do imaginário, milhares de pessoas. A animação, a cargo do padre Fontes, com a presença dos Troula Animación e Bruxo Queiman, promete surpreender a multidão com espetáculos pirotécnicos, números de acrobacia, exorcismo, precursão, manobras de fogo e a sempre aguardada "queimada do padre Fontes".


“ERRANTES” SAEM À RUA

"Os Errantes" é o nome atribuído ao espetáculo. É sob esse conceito que tem início a representação proporcionada pelo padre Fontes, com a presença dos Troula Animación e Bruxo Queiman. Ao cair da noite, "Os Errantes", diabos que se querem aperfeiçoar, vão deambular pelas ruas, desde a praça do município até ao castelo. É neste ponto que tem início a encenação que se adivinha grandiosa.









Se alguém disser que Montalegre é uma terra pequena, responderemos que é como um mundo inteiro. É a Terra do Barroso! Poderá percorrê-la de norte a sul, de este a oeste, mas nunca conseguirá abarcá-la toda.

A sua grandeza revela-se não só na sua extensão, mas também na sua identidade e cultura.
Os seus 806Km2 de área, as suas 35 freguesias, as suas 136 aldeias hoje, foram, há 5.000 anos, berço e sepultura de muitos homens que guardaram a sua memória nos inúmeros dólmenes  espalhados por todo o concelho.

Celtas, romanos, suevos, visigodos, mouros, todos aqui viveram e amaram e todos são parte de nós.

Sob a proteção do deus Larouco, continuamos a procurar a divindade no Mosteiro de Pitões das Júnias, nos caminhos  de Santiago…

Defendemos o que somos na ponte da Misarela e aqui, sob a proteção deste castelo, afirmamos que Montalegre se assoma (se aflora) ao mundo e às galáxias do cosmos em magníficas varandas de pedra, em mitos e lendas e espírito, e se a descobrirdes e desejardes, ela se tornará misteriosa e mágica para vós, verdadeiro pórtico da glória.

Bruxo Queiman



Padre Fontes, Bruxo Queiman y Troula Animación 
en Sexta Feira 13 (2012-13) ante 30.000 personas

O Padre António Lourenço Fontes é uma dessas pessoas que não se passam desapercebidas para ninguém. Ligado sempre à causa cultural galego-portuguesa ensina-nos dia a dia que as nossas raízes galaicas estão presentes em cada elemento tradicional com o que trabalhamos, que celebramos ou mesmo que desejamos ou choramos. A forma de sentir a existência, com as nossas crenças vindas desde o paleolítico está presente mesmo no nosso ADN, mas com muita mais pureza nas regiões galaicas do Sul, no Barroso, no Gerês...em todo Trás-os-Montes




















No hay comentarios :

Publicar un comentario